segunda-feira, 21 de maio de 2012

Agenda 21 - aula explicativa




Agenda 21 




Vamos cuidar
do Planeta 




Entendendo a Agenda 21 

A Agenda 21 Global é uma agenda de compromissos e ações sustentáveis para o século XXI, um programa de ação que 179 países assumiram para cuidar do Planeta. Ela tem 40 capítulos, que mexem com tudo, do ar ao mar, da floresta aos desertos; propõe estabelecer uma nova relação entre países ricos e pobres. 

A Agenda 21 é um dos reflexos da Conferência Eco-92 (Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento) que aconteceu em 1992, na cidade do Rio de Janeiro. A finalidade de tal evento era discutir ações que pudessem aliar desenvolvimento socioeconômico e preservação ambiental.



O nome do programa se deve ao fato de nele estarem marcados os compromissos da humanidade com o Século XXI e também porque são 21 as ações prioritárias cujo objetivo é garantir um futuro melhor para o Planeta.

Vídeo 1

Desenvolvimento sustentável


Agenda 21 Brasileira



Depois da Rio-92, coube a cada país a responsabilidade de elaboração de sua Agenda 21. E esta consiste em um documento pelo qual cada país deve ter o compromisso acerca dos problemas socioambientais existentes no mundo; partindo das problemáticas particulares ou regionais até as gerais ou globais. 

No Brasil, este processo começou com a criação, em 1997, da Comissão de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável – CPDS – e da Agenda 21 Brasileira.

A comissão, seguindo as orientações da Agenda 21 Global, envolveu 40 mil pessoas no país todo e concluiu a Agenda 21 Brasileira em 2002.

O que se busca a partir da Agenda 21 é a implantação global de um modelo de desenvolvimento sustentável, tentando aliar preservação ambiental, questões sociais e crescimento econômico.


Agenda 21 Local 


Qualquer grupo ou comunidade pode organizar a sua própria Agenda 21 Local para desenvolver um processo de planejamento local, sempre em parceria entre o governo e sociedade. 

Na Agenda 21 Local são sempre bem-vindos pessoas e grupos que queiram cooperar, discutindo, reformando e propondo ações que transformem a realidade atual naquela desejada por todos. 

Para saber se o seu município tem Agenda 21 Local, acesse: www.mma.gov.br/agenda21 ou entre em contato com a Prefeitura, IBAMA, órgãos municipais e estaduais de meio ambiente ou ONGs – Organizações Não-Governamentais. 




A Com-vida também vai construir a sua Agenda 21, convidando a comunidade escolar (estudantes, funcionários, professores, direção, pais de alunos, vizinhança) para participar. Se em seu município tiver outros grupos trabalhando com a Agenda 21 Local, é interessante levar ao conhecimento destes grupos os projetos desenvolvidos pela escola para que a discussão seja mais ampla e permita integrar diferentes propostas.


Agenda 21 na Escola 



No nosso caso, a Agenda 21 é um instrumento para a Com-vida planejar suas atividades, fazer projetos coletivos que possam realmente transformar a realidade, aumentar seu diálogo com a comunidade de seu município, e se ligar em uma proposta de Agenda global. 

Como existem inúmeras maneiras e metodologias de se construir projetos conjuntos, é sugerida a proposta da Oficina de Futuro, que, além de divertida e fácil, pode ser útil em outras situações que pedem a criação conjunta de um projeto. 

A Agenda 21 Escolar enquadra-se no âmbito do capítulo 36 da Agenda 21. Contempla a relação de uma escola com a comunidade em que se insere e constitui um plano de ação estruturado, prático e orientado para a resolução de problemas socioambientais da comunidade educativa. 

As escolas desempenham um papel fundamental na promoção do conhecimento e compreensão da realidade e constituem um pequeno modelo da sociedade, sendo possível testar processos e soluções à escala “laboratorial”. 

Neste sentido, a escola funciona como um “tubo de ensaio” onde se podem idealizar e testar estratégias que permitam concretizar os princípios do desenvolvimento sustentável e, através das descobertas, propostas e participação ativa de toda a comunidade escolar, viver experiências que detêm, em si mesmas, um elevado valor pedagógico.

Vídeo 2

Um mundo melhor é possível!


Construindo a Agenda 21 na Escola

O programa da Agenda 21 Escolar propõe às escolas um processo de consciencialização ambiental que envolve diferentes fases. No entanto, cabe às escolas desenharem o seu próprio programa de implementação, adaptando-o à sua realidade. 


Fases de Implementação da Agenda 21 na Escola



1. Motivação – sensibilizar e estimular todos os membros da comunidade escolar;

2. Reflexão – analisar os aspectos positivos, e o modo como podem ser reforçados, e os aspectos negativos, que deverão sofrer alterações;

3. Diagnóstico – definir propostas de atividades/ações a desenvolver;

4. Ação – implementar o plano de ação definido;

5. Avaliação – avaliar a implementação do plano de ação, assim como definir instrumentos de monitorização das ações e resultados obtidos.


Plataforma das 21 ações prioritárias da Agenda 21 Brasileira



A economia da poupança na sociedade do conhecimento:

- Objetivo 1: Produção e consumo sustentáveis contra a cultura do desperdício; 

- Objetivo 2: Ecoeficiência e responsabilidade social das empresas; 

- Objetivo 3: Retomada do planejamento estratégico, infraestrutura e integração regional; 

- Objetivo 4: Energia renovável e a biomassa; 

- Objetivo 5: Informação e conhecimento para o desenvolvimento sustentável; 


Inclusão social para uma sociedade solidária: 

- Objetivo 6: Educação permanente para o trabalho e a vida; 

- Objetivo 7: Promover a saúde e evitar a doença, democratizando o SUS; 

- Objetivo 8: Inclusão social e distribuição de renda; 

- Objetivo 9: Universalizar o saneamento ambiental protegendo o ambiente e a saúde; 


Estratégia para a sustentabilidade urbana e rural: 

- Objetivo 10: Gestão do espaço urbano e a autoridade metropolitana; 

- Objetivo 11: Desenvolvimento sustentável do Brasil rural; 

- Objetivo 12: Promoção da agricultura sustentável; 

- Objetivo 13: Promover a Agenda 21 Local e o desenvolvimento integrado e sustentável; 

- Objetivo 14: Implantar o transporte de massa e a mobilidade sustentável; 


Recursos naturais estratégicos: água, biodiversidade e florestas: 

- Objetivo 15: Preservar a quantidade e melhorar a qualidade da água nas bacias hidrográficas; 

- Objetivo 16: Política florestal, controle do desmatamento e corredores de biodiversidade; 


Governança e ética para a promoção da sustentabilidade:

- Objetivo 17: Descentralização e o pacto federativo: parcerias, consórcios e o poder local; 

- Objetivo 18: Modernização do Estado: gestão ambiental e instrumentos econômicos; 

- Objetivo 19: Relações internacionais e governança global para o desenvolvimento sustentável; 

- Objetivo 20: Cultura cívica e novas identidades na sociedade da comunicação; 

- Objetivo 21: Pedagogia da sustentabilidade: ética e solidariedade;


Vídeo 3

Severn Suzuky - Eco-92



Obrigada pela companhia!



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