terça-feira, 12 de junho de 2012

Palestra com alunos do EJA (Ensino de Jovens e Adultos)


Palestra



Viver com Civilidade



Por: Alessandra Garuzzi






Neste encontro trataremos de alguns assuntos extremamente importantes para que possamos viver bem.








Se cada um de nós vivesse sozinho, talvez não fosse tão complicado, pois cada um de nós viveria da maneira que quisesse.









O caso é que a partir do momento em que nascemos, nós passamos a compôr um grupo...






Vídeo 1


(o vídeo possui texto lento para que fosse possível a leitura em voz alta pelo palestrante e possíveis rápidos comentários ou questionamentos)


A partir do momento que passamos a compor a sociedade, todos nós temos a necessidade de viver bem dentro dela.









Mas, para que isso possa acontecer, todos nós precisamos de...





Para quê servem as regras?





As regras existem para organizar e garantir que todos nós tenhamos as mesmas oportunidades e o mesmo tratamento, e também para que tudo funcione de modo correto.





Praticamente tudo que envolve duas ou mais pessoas precisa haver regras. Como por exemplo:

O Casamento


O Ambiente de Trabalho


O Trânsito


A Escola


O Exercício da Cidadania


O Esporte


A Higiene


Até quando estamos dormindo obedecemos regras.


Portanto, onde quer que você vá existe regra.



Vídeo
Como seria o mundo sem regras?



O mundo sem regras seria um


Existem consequências quando nós não obedecemos regras?


E essas poderiam ser algumas delas?









Quando nós assumimos os nossos deveres, garantimos o direito de todos.


Continuando o assunto sobre regras, vamos agora tratar do Regimento da Escola


O Regimento Escolar

Do Corpo Discente:

O corpo discente é formado por todos os alunos regularmente matriculados na escola.



Dos Direitos dos Discentes:

1. Receber em igualdade de condições a orientação necessária para realizar suas atividades escolares, bem como usufruir de todos os benefícios de caráter educativo, social, cultural, político e recreativo que a escola proporciona. 

2. Ser informado de todos os resultados obtidos em suas tarefas escolares, recebendo suas notas e frequência, bem como certificado de conclusão de seu curso. 

3. Recorrer a quem de direito quando se sentir prejudicado. 

4. Integrar aos Conselhos Escolares em funcionamento na escola. 

5. Frequentar, SEGUNDO AS NORMAS ESTABELECIDAS, os serviços ou dependências da escola, sem prejuízo dos trabalhos escolares. 

6. Promover atividades, COM APROVAÇÃO DA DIREÇÃO. 

7. Ser tratado com urbanidade (cortesia) e respeito. 

8. Requerer junto à secretaria da escola prova de segunda chamada em todas as disciplinas, no prazo máximo de quarenta e oito horas, após a efetivação da primeira chamada. 

9. Ter conhecimento do Regimento Escolar no início do ano letivo. 


Dos Deveres dos Discentes:

1. Acatar ordens e solicitações sejam elas emanadas da Direção, dos Professores ou qualquer outro funcionário da escola. 

2. Comparecer pontualmente obedecendo ao horário do estabelecimento, frequentar as aulas de forma participante às atividades que lhe forem designadas. 

3. Tratar a todos com urbanidade (cortesia) e respeito. 

4. Ter comportamento social adequado, concorrer sempre para a elevação do bom nome da escola. Tratar os funcionários da escola, colegas, visitantes e autoridades com civilidade e respeito. 

5. Ser assíduo e pontual nos trabalhos e deveres da escola. 

6. Comunicar por escrito à direção da escola, no prazo de quarenta e oito horas o motivo da ausência às aulas, caso o professor não aceite a justificativa. 

7. Comparecer à escola com asseio pessoal, trajando uniforme padronizado pela escola. 

8. Permanecer em sala de aula durante o tempo das aulas, ocupando-se do assunto que estiver sendo lecionado. 

9. Participar das comemorações cívicas patrióticas, religiosas e demais atividades promovidas pela escola, quando convidado. 

10. Lembrar que em sala de aula, o professor é autoridade máxima e, portanto, deve ser respeitado. 

11. Colaborar na conservação do prédio escolar, mobiliário, instalações e demais materiais da escola quer de uso coletivo ou individual, responsabilizando-se pela indenização de qualquer prejuízo por si causado. 

12. Colaborar com a manutenção do necessário asseio das salas de aula e demais dependências do prédio. Manter as salas limpas, com carteiras e mesas em ordem antes de deixar a escola. 

13. O aluno deve zelar pelo livro didático que irá receber lembrando-se que o mesmo será utilizado por outro aluno no ano seguinte. 

14. Solicitar a autorização à direção ou, na ausência desta, ao serviço pedagógico da escola quando necessitar ausentar-se da escola. 

15. Entrar no Laboratório de Informática somente acompanhado pelo professor ou monitor, conforme o caso. 

16. Não transitar pelos corredores, pátio ou demais dependências da escola em horário de aula. Caso necessário, que seja feito de modo a não incomodar professores, alunos ou funcionários no decorrer de seus trabalhos. 

17. Obedecer às determinações gerais deste regimento. 


Dos Impedimentos:

1. É proibido promover coletas, rifas, lanche e vendas de quaisquer subscrições dentro da escola sem prévia autorização da direção. 

2. É proibido formar grupos, organizar reuniões ou festas sem prévia autorização da direção. Bem como é também proibido formar grupos ou promover algazarras, vaias ou tumultos em sala de aula ou em outras dependências da escola 

3. É proibido portar escritos, gravuras, bebidas e objetos impróprios aos bons costumes, bem como objetos de qualquer natureza (armas, livros ou revistas considerados imorais ou subversivos), que atentem contra a integridade física de outrem. 

4. É proibido ausentar-se da escola durante o período das aulas, sem motivo justificado, bem como entrar (em caso de atraso) ou sair da classe ou do espaço físico da escola sem autorização da direção. O aluno não deverá entrar em outra salas de aula além da sua. 

5. É proibido andar de bicicleta na área interna da escola, usar bonés, aparelhos celulares, namorar, usar bebidas alcoólicas, fumar ou usar qualquer tipo de narcótico em sala de aula ou em quaisquer outras dependências da escola.



6. É proibido exercer influência sobre os colegas à desobediência ou desrespeito a este regimento e às normas internas da escola. 

7. Durante as aulas, é proibido ocupar-se com qualquer coisa estranha a elas ou com conversa paralela. 

Art. 37. Em caso de infringir as Leis em vigor no País, o diretor deverá encaminhar o aluno às autoridades competentes para que tomem as providências necessárias. 


Educação Física:


1. Frequentar, no mínimo, 75% das aulas ministradas durante o ano. Caso isto não ocorra, acarretará na reprovação do aluno. 

2. Participar das aulas devidamente trajados (camisa e short sem bolso para o masculino e camisa e bermuda para o feminino, e calçado apropriado). 

3. O aluno só poderá ser dispensado das aulas caso haja algum problema de saúde que o impossibilite. Isto deve ser comprovado por meio de um atestado médico contendo o diagnóstico da doença. Mesmo assim, a liberação refere-se às aulas práticas, devendo o aluno comparecer às aulas teóricas.



Não queremos robôs criados em série, mas seres humanos cientes não apenas de seus direitos, mas principalmente de seus deveres.


Obrigada pela companhia!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!!! :)
Um blog vive de sua visita e de seu comentário.

Por favor, não utilize seus comentários para ofensas ou denegrir a imagem de alguém.
Se houver palavras de baixo calão, seu comentário será excluído.
Obrigada.

Obrigada pela visita. :)
Abraços! :)